O Programa

linha

Conheça Mais Sobre o Programa Campo Sustentável

Sobre o Programa

linha

Produção Sustentável é um programa que busca reduzir o desmatamento em terras privadas no Tocantins causada pela expansão da produção agrícola e pecuária, que constitui o principal vetor do desmatamento no Estado. Apresenta como principal estratégia o aumento a produtividade de terras degradadas com a implementação de áreas demonstrativas de sistemas de produção que integram Lavoura – Pecuária – Floresta – ILPF reduzindo a pressão sobre remanescentes de vegetação nativa.

O cenário de “business-as-usual” (BAU) é caracterizado por pecuária extensiva, onde pastos de baixa produtividade e não gerenciados resultam em degradação do solo e desmatamento decorrente da expansão das áreas de pastagens. A capacidade média de estocagem de bovinos no Tocantins é muito baixa, entre 0,5-1 cabeça por hectare.

Sobre as Áreas

linha

As áreas demonstrativas do programa (cerca de 50 ha) serão vitrines tecnológicas com aplicação de 2 a 3 modelos integrados distintos que serão monitorados ao longo do tempo. Os resultados serão públicos com o propósito de subsidiar planos de negócios para produtores rurais da região e irão embasar o desenvolvimento de uma estratégia de investimento para transição agroecológica e redução do desmatamento no Estado, dando segurança aos investidores potenciais com base nos resultados financeiros e ambientais.

Os Eixos Principais

linha

01. Assistência
Técnica

Assistência técnica continuada aos agricultores selecionadas pelo Programa "Campo Sustentável" voltada à implementação de módulos demonstrativos de integração lavoura-pecuária-floresta, em um total de 50 hectares.

02. Plataforma
de MRV

Construção de plataforma de MRV para o Programa Campo Sustentável, incluindo monitoramento das propriedades no que se refere à manutenção de vegetação nativa, redução do desmatamento, aumento de produtividade e rastreabilidade da produção (certificado de origem).

03. Estratégia de
Investimento

Desenvolvimento de Estratégia de Investimento para transição agroecológica e redução do desmatamento no Estado do Tocantins, visando a expansão do Programa Campo Sustentável para outras propriedades no Estado.

04. Prospecção de
Novos Investimentos

Elaboração de material de comunicação e prospecção de investimentos adicionais para o Estado do Tocantins, voltados a redução do desmatamento através da intensificação da produção pecuária. Neste eixo, estão previstos participação em eventos e fóruns estratégicos, apresentação para investidores nacionais e internacionais e interlocução com empresas do setor, como traders e frigoríficos.

Maior Produtividade e Menor Desmatamento

linha

Garantir a redução do desmatamento aliado ao desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis, o projeto está dentro dos eixos trabalhados para a efetivação, no Tocantins, do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), que visa assegurar e subsidiar programas de economia de baixo carbono, que diminuem as pressões de desmatamento e degradação e beneficiam as comunidades locais, considerando sempre as salvaguardas socioambientais.

Organizações Envolvidas

Coordenação

Parceiros

Apoio

PNUD1
color
https://camposustentavel.com.br/wp-content/themes/swape/
https://camposustentavel.com.br/
#5ea75e
style5
paged
Loading posts...
/var/www/html/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
Enter your email here
on
off